Prevenção ao câncer de mama muda paisagem de área verde

OUTUBRO ROSA


Uma verdadeira “onda rosa” tomou conta do Bosque Prefeita Maria Thereza, no centro de Limeira, nesta quarta-feira (31). A Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Horizonte, e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do Parque Hipólito, Parque Nossa Senhora das Dores e Jd. Aeroporto promoveram uma ação de conscientização do Outubro Rosa, movimento de prevenção ao câncer de mama.

Logo no início da manhã e usando roupas cor-de-rosa, munícipes atendidos pelas unidades de saúde participaram de uma aula de alongamento ministrada pela fisioterapeuta Patrícia Greve Fernandes. Na sequência, foi a vez da acupunturista e também fisioterapeuta Rosana Marcondes Meira de Moura coordenar uma sessão de Lian gong – uma tradicional arte corporal chinesa.

A questão da prevenção ao câncer de mama ficou sob responsabilidade da enfermeira e coordenadora da UBS Novo Horizonte, Bruna Virgolin Salatti, que apresentou uma palestra sobre o tema. “Nosso objetivo é focar no autoexame das mamas e incentivar o diagnóstico precoce da doença”, frisou. Em sua fala, a coordenadora também alertou quanto aos comportamentos de risco, como obesidade, sedentarismo e tabagismo. “É preciso modificar os hábitos e adotar um estilo de vida mais saudável”, disse.

As atividades seguiram até o fim da manhã, com caminhada, aula de zumba e até piquenique com direito a descanso na rede. Uma das participantes mais entusiasmadas era Thereza Furlaneto, de 66 anos, moradora do Jd. São Pedro. Em sua primeira visita ao Bosque, Thereza aprovou o local como área para caminhada – atividade que pratica duas vezes por semana, com o grupo da UBS Nova Suíça. “Cheguei mais cedo aqui e aproveitei para dar duas voltas e meia no Bosque”. A munícipe também avaliou positivamente as ações de prevenção do Outubro Rosa. “Ainda não fiz a mamografia neste ano, mas essa campanha me fez pensar que eu preciso marcar o exame”, comentou.

Também compareceram ao evento, a nutricionista do Nasf Parque Hipólito, Patrícia Moreira Donato Rolizola, agentes comunitários de saúde do Novo Horizonte e Nova Suíça, além de demais profissionais da Secretaria de Saúde.


Nenhum comentário:

Megamutirão das igrejas acontece no próximo sábado

DENGUE Depois do megamutirão envolvendo servidores municipais, entidades e voluntários, a Prefeitura de Limeira está programando ma...