Início da campanha contra pólio e sarampo terá 16 pontos de vacinação neste sábado

PREVENÇÃO

A Prefeitura de Limeira começa neste sábado (4) uma grande mobilização em torno da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, quando 16 unidades de saúde ficarão excepcionalmente abertas das 8h às 17h. Conforme diretrizes do Ministério da Saúde, devem ser vacinadas todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Para tanto, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação.

A partir de segunda-feira (6), a campanha prossegue em 14 Unidades Básicas de Saúde e na sede da Vigilância Epidemiológica, que fica na av. Ana Carolina de Barros Levy, 650, ao lado da Policlínica. Durante a semana, esses locais funcionarão das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h. A campanha seguirá até 31 de agosto, sendo que a Mobilização Nacional, “Dia D”, está marcado para o dia 18.

A meta vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e do sarampo. O Brasil é considerado território livre dessas duas doenças pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), no entanto, enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas.

No total, 13.044 crianças, de 1 ano a menores de 5 anos, devem ser vacinadas em Limeira. Para tanto, a Divisão de Vigilância Epidemiológica já recebeu 11 mil doses da vacina contra o sarampo e 16.500 doses da vacina contra pólio. O secretário de Saúde, Vitor Santos, enfatizou a importância da vacinação e a responsabilidade dos pais de manter em dia a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos. Ele também destacou que durante o período da campanha também será oferecida a vacina contra gripe.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria P. da Silva, salienta que as crianças que não tomaram nenhuma dose da vacina contra a poliomielite receberão a Vacina Inativada Poliomielite (injetável). Já os menores de cinco anos que já tomaram uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (gotinha). Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas,com a mesma vacina, nos últimos 30 dias. A tríplice viral, além do sarampo, protege contra a caxumba e a rubéola.

Para mobilizar a população, a Secretaria de Comunicação Social lançou uma ampla campanha de divulgação em jornais, emissoras de TV e rádio e revistas. A campanha também está nas mídias sociais, incluindo Facebook, e em pontos estratégicos do município, por meio da afixação de cartazes e de painéis de Led.

Confira os locais de vacinação que ficarão abertos neste sábado (4), das 8h às 17h, com exceção das unidades Pinhal e Tatu, que funcionarão respectivamente, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30:

Nenhum comentário:

Megamutirão das igrejas acontece no próximo sábado

DENGUE Depois do megamutirão envolvendo servidores municipais, entidades e voluntários, a Prefeitura de Limeira está programando ma...