Floresce ipê branco plantado em homenagem a ciclista

MEIO AMBIENTE

O Ipê Branco (Tabebuia roseoalba) plantado próximo ao Parque Cidade floresceu nesta semana e está oferecendo um singelo espetáculo a quem passa pelo Anel Viário.

 O fenômeno acontece apenas uma vez ao ano, no período da estiagem, após a queda das folhas.

A árvore foi plantada em parceria entre a prefeitura e o Limeira Bike Clube (LBC) no final do ano passado, em homenagem ao fundador do grupo, Luiz Orlando Bruno. O ciclista foi vítima de um atropelamento na Rodovia dos Bandeirantes. O local do plantio foi escolhido por ser o ponto do encontro do LBC. Este ipê branco substituiu um outro espécime, que havia sido vandalizado.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, diz que o florescimento no primeiro ano após o plantio é motivo de comemoração. “Essa árvore foi brutalmente vandalizada, tendo sido arrancada quase metade da sua copa. A persistência do LBC contribuiu para que ela sobrevivesse e agora esteja em flor”, fala.

Os membros do grupo se revesam semanalmente para regar e cuidar da árvore. Recentemente, foi colocada uma bicicleta decorativa próximo ao ipê. Para o presidente do LBC, Francisco José Vieira Cardoso, o florescimento neste ano foi uma feliz surpresa, já que a expectiva era conseguir ver as flores somente no ano que vem. “A flor representa o renascimento, e a cor branca, a paz. É uma boa forma de nos lembrar do nosso amigo que se foi”, diz.


Nenhum comentário:

Megamutirão das igrejas acontece no próximo sábado

DENGUE Depois do megamutirão envolvendo servidores municipais, entidades e voluntários, a Prefeitura de Limeira está programando ma...