Caso Lula: em abril, Brasil reafirmou compromisso com Comitê da ONU

Em documento enviado ao Comitê de Direitos Humanos da ONU em abril deste ano, o Brasil reafirmou em meio à análise do caso de Lula "seu compromisso com o sistema de direitos das Nações Unidas e com esse honroso comitê". 

Na sexta-feira 17, o órgão da ONU concedeu uma liminar ao ex-presidente na qual exige sua participação nas eleições deste ano. Embora a vice-presidente do comitê, Sarah Cleveland, afirme que o Brasil é obrigado a acatar a decisão, o Itamaraty emitiu uma nota na mesma data em que classifica a determinação das Nações Unidas como uma "recomendação".

O documento, enviado às Nações Unidas em 3 de abril deste ano, está diretamente relacionado ao caso de Lula, inscrito no comitê sob o número 2841/2016. No texto, a missão brasileiro junto à ONU cumprimenta o Comitê de Direitos Humanos ao assegurar que tem a "maior consideração" pelas decisões do órgão.

"Finalmente, a República Federativa do Brasil saúda essa opotunidade para reafirmar seu compromisso com o sistema de direitos das Nações Unidas e com esse honroso comitê", diz um trecho do documento enviado às Nações Unidas (veja ao fim da matéria). 

O Brasil é signatário do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos desde 1992. O texto do pacto diz que os Estados signatários "reconhecem que o Comitê tem competência para receber e examinar comunicações provenientes de indivíduos sujeitos à sua jurisdição que aleguem ser vítimas de uma violação". 

A situação eleitoral de Lula será analisada pelo ministro Luís Roberto Barroso. O magistrado defendeu em livro que "a globalização do Direito é uma característica essencial do mundo moderno, que promove, no seu atual estágio, a confluência entre Direito Constitucional, Direito Internacional e Direitos Humanos”. Em outros casos, o ministro já defendeu a prevalência de pactos internacionais sobre a lei interna.
https://www.cartacapital.com.br/politica/caso-lula-em-abril-brasil-reafirmou-compromisso-com-comite-da-onu

Nenhum comentário:

Megamutirão das igrejas acontece no próximo sábado

DENGUE Depois do megamutirão envolvendo servidores municipais, entidades e voluntários, a Prefeitura de Limeira está programando ma...