Moradores dos Frades recebem orientação sobre febre maculosa

O Saúde Sobre Rodas, da Prefeitura de Limeira, realizou nesta quinta-feira (12) um encontro com moradores do bairro dos Frades para tratar da febre maculosa – doença transmitida pelo carrapato estrela. A iniciativa ocorreu na Comunidade São Francisco e atraiu cerca de 20 moradores. O tema foi abordado pela bióloga da Divisão de Controle de Zoonoses, Daniela Coelho Terossi.


A febre maculosa é uma doença infecciosa e se não diagnosticada a tempo, pode levar à morte. Por esse motivo, Daniela orientou que os moradores fiquem atentos aos principais sintomas: febre alta repentina, dor de cabeça, exantemas (pontos vermelhos) na palma das mãos e na sola dos pés, dores nas articulações e lesão no local onde o carrapato ficou aderido. 


A bióloga destacou que a transmissão ocorre pela picada do carrapato infectado e que os sintomas aparecem de 2 a 14 dias após a contaminação. “É importante que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível. Durante a consulta, o paciente deve informar ao médico se foi picado por carrapato ou esteve em áreas de risco”, frisou. São consideradas áreas de risco, matas, riachos, lagos e locais com presença de capivaras.


Quanto à prevenção, Daniela recomendou o uso de botas, calça comprida com a parte inferior colocada para dentro das meias e roupas claras para facilitar a visualização do carrapato. Ela, ainda, esclareceu que os repelentes não demonstram eficácia contra os carrapatos.


Maria José Pinto, de 51 anos, que mora no bairro desde que nasceu, avaliou positivamente a iniciativa. É uma possibilidade para interagir com outras pessoas, de receber informações. Moro em uma casa cercada por pasto e há capivaras na região. Essa reunião serviu de alerta”, disse.


VÍNCULOS

O encontro faz parte de um esforço da prefeitura para fortalecer o vínculo do poder público com os habitantes das áreas rurais da cidade, de acordo com plano de governo do prefeito Mario Botion. Há dois meses, mediante parceria que também integra o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e o Ceprosom, são oferecidos aos moradores do bairro, cursos e palestras nas áreas de saúde, finanças pessoais e automaquiagem.


Segundo a enfermeira do Saúde Sobre Rodas, Giovana D’Andréa De Nardi Bühl, essas atividades ocorrem todas as quintas-feiras, a partir das 13h. “Nossa ideia é estreitar os laços com esses moradores, e ao mesmo tempo, transformá-los em multiplicadoras do conhecimento que recebem aqui”. A enfermeira salienta que atualmente o Saúde Sobre Rodas mantém 600 pacientes cadastrados. 

Também estiveram presentes, os médicos do Saúde Sobre Rodas, Jorge Alberto Diaz e Iliana Perea, além da integrante da equipe, Isabel Stein.


Fotos: Adilson Silveira

Nenhum comentário:

Megamutirão das igrejas acontece no próximo sábado

DENGUE Depois do megamutirão envolvendo servidores municipais, entidades e voluntários, a Prefeitura de Limeira está programando ma...