Alunos se formam em cursos de auxiliar de contabilidade e operador de caixa

QUALIFICAÇÃO


Gratidão e orgulho foram as palavras que marcaram a formatura do 3º Módulo do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), dos cursos de auxiliar de contabilidade e operador de caixa. No total, 53 pessoas se formaram nos cursos ofertados pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Limeira, por meio do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) e a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação. A formatura ocorreu no Senac Limeira nesta quinta-feira (19).

Participaram da cerimônia, a presidente do Fundo de Solidariedade Social e primeira-dama, Roberta Botion, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o secretário de Desenvolvimento, Tito Almirall, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Julio, a coordenadora do programa, Sara Barbosa Pelaez Diego e o diretor regional do PEQ, Helder Liberato. Os professores dos cursos, Paulo Renato Leoncio (auxiliar de contabilidade) e Rosângela Borges Brito  (operador de caixa) também marcaram presença na entrega dos certificados.

GRATIDÃO

Franciele Batista da Silva se formou no curso de auxiliar de contabilidade. Ela viu nessa capacitação uma oportunidade de conhecer a área e poder entrar no mercado de trabalho. “Eu queria abrir novos horizontes. O curso foi ótimo, fiz novas amizades”, falou. O pai dela, João Batista, elogiou a iniciativa como forma de capacitar e profissionalizar as pessoas para aprimorar o currículo. Para ele, a palavra que define a formatura da filha é orgulho. “É muito gratificante, para um pai, ter uma filha recebendo esse certificado”, falou.

Já Shirley Regina da Silva teve o apoio de toda a família para fazer o curso de operador de caixa, e foi a filha, Letícia Camila de Souza, quem a acompanhou na cerimônia. Segundo Letícia, a mãe procurou o conselho dela para fazer o curso, e a menina foi enfática: “Faz, pois vai aumentar sua experiência e você vai ter mais capacitação.” Shirley afirmou que o curso proporcionou que ela aprendesse como tratar as pessoas, como lidar com o público, e que isso abre um leque para um futuro emprego. “Abre as portas para nós”, falou. “É um primeiro passo que nós demos.”

OPORTUNIDADE

Maria Aucélia destacou o trabalho do Ceprosom na realização dos cursos e no crescimento das pessoas que passam pelas aulas do PEQ. Ela agradeceu a confiança que os alunos depositaram nos cursos. “Isso exige de todos nós um esforço efetivo no sentido de garantir o acesso à população ao mundo do trabalho”, afirmou. “Não permitam que nenhum obstáculo atrapalhe os objetivos e sonhos de vocês. Cada um é capaz.” 

A primeira-dama, Roberta Botion, parabenizou os formandos pela conquista. “Já estamos conversando sobre novas parcerias, pois temos certeza que isso vai fazer diferença na vida de vocês”, falou.

Tito Almirall exaltou a importância das novas oportunidades que o PEQ oferece e a parceria com o Governo do Estado na garantia de cursos de qualidade. “Eu compartilho da alegria de vocês e espero que isso seja um degrau importante na vida de vocês de reconhecerem que chegaram aqui e têm mais a subir na vida.”

A coordenadora do PEQ, Sara Pelaez, afirmou que o programa tem trazido bons frutos desde o início e que isso é reflexo do empenho do trabalho voltado à qualificação profissional. Ela também destacou que, com o PEQ e o Time do Emprego, 37% das pessoas participantes desses programas no Estado foram colocadas no mercado de trabalho. “Não desistam dos seus sonhos”. Já Helder Liberato, se colocou a disposição da cidade para trazer novos programas do Estado para Limeira.

Os professores dos cursos foram homenageados pelas alunas Shirley da Silva e Ana Maria dos Santos Facco, que enalteceram o trabalho de Paulo e Rosângela. “Os alunos sentem-se mais seguros a partir de agora. É um começo”, falou Ana.

Nenhum comentário:

Megamutirão das igrejas acontece no próximo sábado

DENGUE Depois do megamutirão envolvendo servidores municipais, entidades e voluntários, a Prefeitura de Limeira está programando ma...